segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Família e Sociedade

A família é um grupo social primário que media as relações do indivíduo com a sociedade e se constitui como fundamento da sociedade. Sua importância está relacionada com sua função social de transmissão de valores culturais e educar as novas gerações segundo padrões dominantes e condutas adequadas.
A família é um grupo social primário que media as relações do indivíduo com a sociedade e se constitui como fundamento dela. Sua importância está relacionada com sua função social de transmissão de valores culturais e educar as novas gerações segundo padrões dominantes e condutas adequadas.
A instituição familiar é tão importante que as crianças e adolescentes que não a tem devem ter abrigo em uma instituição responsável para cumprir as funções dos pais ou precisam de uma "família substituta".
A Declaração dos Direitos da Criança, da qual o Brasil é signatário, mostram bem o direito e a importância de uma criança em ter uma família:

PRINCÍPIO 6º

"Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material, salvo circunstâncias excepcionais, a criança da tenra idade não será apartada da mãe. À sociedade e às autoridades públicas caberá a obrigação de propiciar cuidados especiais às crianças sem família e aquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas".

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) coloca no capítulo 3, artigo 19: "Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes".

___________________________________

"Entre todos os grupos humanos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de cultura. Se as tradições espirituais, as manutenções dos ritos e dos costumes, a conservação das técnicas e do patrimônio são com ela disputados por outros grupos sociais, a família prevalece na primeira educação, na repressõa dos instintos, na aquisição da língua acertadamente chamada de materna. Com isso, ela preside os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico". (Jacques Lacan)


FONTE:

Bock, Ana Mercês Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia, 13ª edição, Editora Saraiva, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário